domingo, 20 de julho de 2014

COLÁGENO... Você precisa dele sabia?!?


Meus 30 anos estão próximos, sinônimo de alguns cuidados fundamentais, e um deles é buscar alternativas para suprir a perda do COLÁGENO no organismo! Então o post de hoje é dedicado a ele, leia atentamente e não se esqueça de comentar viu...


O colágeno é um tipo de proteína e uma de suas funções essenciais é formar as fibras que dão sustento à pele e que também contribuem na formação de músculos para quem se exercita.
Esta proteína é fabricada naturalmente pelo nosso organismo. Porém, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma diminuição na produção desta substância. Essa perda é de 1% do total de colágeno no corpo e causa redução da elasticidade e hidratação da pele além de males como rugascelulites, flacidez, unhas e cabelos quebradiços e sem brilho.
Por esse motivo, muitos médicos sugerem o consumo do colágeno a partir dos 30 anos de idade, em casos especiais, até antes desta idade. Para mulheres com mais de 50 anos, o uso é indispensável para manter a pele jovem, firme e saudável.
Uma alternativa simples, barata e eficaz para estimular a produção de colágeno e retardar o processo de envelhecimento é uma alimentação balanceada, através de uma dieta rica em proteínas magras e ômega-3, além de consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício.

Com certeza você quer saber quais alimentos são fontes dos itens citados acima, acertei?
Então vamos conhecer alguns deles..


Carnes, ovos, peixes

São fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são importantes para a flora intestinal agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.

Feijão, brócolis e ervilha
É importante consumir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja, pois são fontes de ácido fólico, que é um nutriente muito importante, sendo fundamental na replicação celular.

Cerejas, uvas, soja
Estimulam a renovação celular, pois contêm flavonoides, um potente antioxidante para neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular.
  
Aveia e leguminosas
São alimentos ricos em silício, um mineral proveniente de vegetais, indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular. A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações amenizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.

Vitamina C
Alimentos ricos em vitamina C facilitam a síntese do colágeno. Abuse das frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.

Frutas vermelhas
São ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Seu consumo favorece as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.


Entretanto só a dieta não fornece a quantidade de colágeno que nosso organismo precisa, infelizmente...
Por isso, após os 30 anos os especialistas recomendam a suplementação, o mercado é vasto nesse sentido, por isso abaixo está uma lista de suplementos, leia atentamente e escolha qual mais combina com você e suas necessidades...Vamos lá...


Colágeno em pó
Esta apresentação do colágeno pode ser encontrada em sachês individuais ou em potes com porções maiores, como um quilo. É um dos preferidos dos nutricionistas. Isso porque o processo de hidrólise, que consiste na quebra das moléculas de proteína, faz que ele seja mais bem absorvido pelo organismo.

Cápsulas de Colágeno
Sua base também é o colágeno hidrolisado, mas nesse formato, a absorção é menor, pois antes de tudo o revestimento da cápsula precisa ser digerido. A desvantagem é que as cápsulas contam com uma porção reduzida de colágeno. É preciso ingerir cerca de 20 cápsulas para alcançar a recomendação diária de 10 gramas. Já na versão em pó, basta uma colher das de sobremesa.

 Balas de Colágeno
Também levam colágeno hidrolisado, mas para dar sabor ao doce são adicionados aromas de frutas, além dos corantes que tingem o produto. Têm a consistência parecida com a da bala de goma. Sua digestão é lenta e, por isso, confere saciedade. A absorção pelo organismo leva mais tempo do que na versão em pó. A vantagem é que, geralmente, a fórmula conta com fitoterápicos, como substâncias que reduzem o apetite ou queimam carboidrato, porém é uma versão mais cara do que as demais.


Em resumo...

Ingerir o colágeno é uma alternativa barata e prática para retardar o aparecimento de sinais da maturidade e por isso ele tem se tornado mais popular a cada dia. Consulte seu dermatologista e experimente consumir colágeno por um tempo e verá como sua pele, unha e cabelos vão ficar com um aspecto mais bonito e saudável.

E não esqueça de compartilhar aqui no blog os resultados...beijinhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário